FertilizaMG: Informações sobre a fertilidade do solo mais acessíveis do que nunca!
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_3e0380bdcfb64905a08f89cc97a2102e~mv2.jpg/v1/fill/w_589,h_133,al_c,q_80,enc_auto/6abadf_3e0380bdcfb64905a08f89cc97a2102e~mv2.jpg)
Sem dúvida nenhuma, entender a dinâmica do solo é de extrema importância para o produtor tanto pelo aspecto nutricional quanto pelo econômico. Avaliar a capacidade do solo em fornecer os nutrientes necessários para as plantas nos ajuda conhecer suas potencialidades e limitações e quais as medidas necessárias para correção e manejo. Isso aumenta a produtividade e qualidade das culturas, além de diminuir desperdícios, ou seja evitar jogar dinheiro fora.
Pensando nisso, a Embrapa juntamente com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) assinaram, no dia 20 de dezembro de 2017, um acordo para dar início aos trabalhos do Programa de Incentivo ao Uso Eficiente de Corretivos e Fertilizantes no Estado de Minas Gerais, o FertilizaMG.
De acordo com Ronaldo Pereira de Oliveira, pesquisador da Embrapa Solos, o programa trata-se de uma plataforma de informação compartilhada, web e aplicativo, que auxiliará nos âmbitos estadual, regional e por propriedade.
Além disso, o aplicativo promete agregar os dados dos laboratórios de fertilidade do solo ligados ao Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQFL), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e ainda contará com um acervo de 320 mil análises disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Análises (IBRA).
O aplicativo ainda contará com um mapa de diagnóstico da fertilidade do solo para facilitar a identificação dos atributos químicos dos solos em todo o estado. Agora, identificar a fertilidade do solo se tornará uma atividade extremamente fácil, quem foi que disse que tecnologia e solo não combinam?