Embrapa lança nova versão de manual de análise de solo.
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_e1d6fa7e3fd144aa9c6bac953a081192~mv2.jpg/v1/fill/w_810,h_811,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/6abadf_e1d6fa7e3fd144aa9c6bac953a081192~mv2.jpg)
O Manual de Métodos de Análise de Solo produzido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é utilizado em muitos laboratórios de pesquisa e prestação de serviços de todo o Brasil. O manual foi desenvolvido com o objetivo de manter a comunidade científica e os laboratórios atualizados sobre as análises e métodos analíticos que possibilitam a identificação de importantes atributos do solo, o que permite, um planejamento e manejo mais sustentável do solo.
Na busca de adequar as metodologias de análises de solo à praticidade e objetividade cada vez maior dos laboratórios que efetuam análises de rotina, a Embrapa lançou a quarta edição do Manual de Métodos de Análise de Solo, que promete protocolos simples e práticos, em sua maioria. O objetivo da obra é de que qualquer técnico de laboratório capacitado possa realizar as análises por meio de um passo a passo bem detalhado e completo, a fim de obter resultados confiáveis.
A nova edição do manual da Embrapa inclui a revisão e atualização das metodologias do manual antigo, além de novas metodologias que se dividem em cinco áreas: análises físicas; químicas; matéria orgânica; mineralogia e micromorfologia. Sobre as análises contempladas pelo manual, podemos destacar as determinações de nitrato e amônio, fósforo remanescente, morfometria dos grãos de areia, dentre outras, além de alguns métodos de campo, como por exemplo, o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), muito utilizado no plantio direto.
E o lacre não para por aí, o download do manual é gratuito, segue o link, baixe e aproveite essa novidade!