Mulheres na Ciência do Solo
- interasolo
- 9 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Nós conversamos com cinco jovens pesquisadoras da ciência do solo que trabalham duro e que são exemplos para outras mulheres que queiram se especializar nessa área do conhecimento. Conheçam Marina Colzato, Suzana Romeiro Araújo, Eloana Bonfleur, Ingrid Horák Terra e Tangriani Simioni Assmannum.
Dra. Marina Colzato

Marina é especialista em Laboratório no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/ USP). Possui Graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorado em Química na Agricultura e no Ambiente pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Atualmente, participa de projetos de pesquisa com foco em contaminantes em solos e outras matrizes de interesse agronômico e ambiental.
Dra. Suzana Romeiro Araújo

Suzana é professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq/USP. Atualmente, atua nos seguintes temas: qualidade do solo, recuperação de áreas degradadas, sensoriamento remoto aplicado a estudos de solos, levantamento de solos e tratamento de resíduos sólidos.
Dra. Eloana Bonfleur

Eloana é professora e coordenadora do Laboratório de Mineralogia do Solo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui Graduação em Agronomia pela UFPR, Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq/USP. Atualmente, realiza pesquisas sobre o comportamento dos poluentes no solo, interações entre a fase mineral e orgânica de solos e também sobre os vestígios e microvestígios de solo para interesse forense.
Dra. Ingrid Hórak Terra

Ingrid é professora no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui graduação em Engenharia Florestal pela UFVJM, Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq/USP.
Atualmente, atua nos seguintes temas: gênese, morfologia e classificação de solos; solos hidromórficos; reconstituição de paleoambientes e paleoclimas; geoquímica elementar e isotópica; geoquímica ambiental; palinologia; e matéria orgânica do solo.
Dra. Tangriani Simioni Assmann

Tangriani é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui Graduação em Agronomia, Mestrado em Ciências do Solo e Doutorado em Produção Vegetal, todos pela UFPR. Atualmente, atua principalmente nos seguintes temas: plantio direto, fertilidade do solo, pastagens e forrageiras, e nutrição mineral de plantas.