Fórum Mundial da Água discute sobre a degradação do solo
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_931f2f9625014152aeb7802dd18b2ff3~mv2.png/v1/fill/w_612,h_318,al_c,q_85,enc_auto/6abadf_931f2f9625014152aeb7802dd18b2ff3~mv2.png)
O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos, tem as terras brasileiras como palco de sua oitava edição. O evento, realizado em Brasília, ocorreu na semana passada (18 e 23 de março), quando se comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março).
O objetivo do fórum, que segundo os organizadores, contou com representantes de aproximadamente 175 países, foi estabelecer compromissos políticos e incentivar a conservação, proteção, uso racional e a gestão da água em todo o mundo.
Mas não foi somente a água que esteve nas pautas de discussão deste fórum, a degradação do solo também foi pontuada. A Embrapa apresentou no dia 19 de março os dados que constam no relatório sobre o estado dos recursos de solo do mundo, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e discorreu sobre a necessidade da preservação do solo.
Durante a palestra, a pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, ressaltou a importância do solo para a produção de alimentos, fibras, energia, serviços ambientais e para a produção de água. É isso mesmo que você acabou de ler, com a preservação e manejo adequado do solo, a água da chuva ao invés de provocar erosão escoando superficialmente, infiltra no solo sendo então “preservada” para depois chegar aos rios. Ou seja, produzir água é transferir a água que causaria enchentes e erosão, para o interior do solo.
Perceberam como o solo é importante quando estamos falando de preservação da água? A pesquisadora sabiamente lembrou durante a palestra que a água e o solo são recursos naturais não renováveis e “indissociáveis um do outro”. Ela ainda apontou algumas práticas de manejo adequadas para melhorar a qualidade do solo, como a manutenção da cobertura vegetal pelo plantio direto, a rotação de culturas, o aumento do teor de matéria orgânica do solo e da infiltração da água, a preservação da biota, dentre outras medidas que ajudam a preservar o solo e consequentemente a produzir água.
Incrível como o solo pode interferir diretamente na qualidade e preservação dos recursos hídricos né? Para ficar por dentro das novidades do mundo da Ciência do Solo, inscrevam-se na nossa página!