HYBRAS: O banco de dados hidrofísicos de solos brasileiros
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_173635c50c8a49f5b494f4b0e682155e~mv2.jpg/v1/fill/w_200,h_87,al_c,q_80,enc_auto/6abadf_173635c50c8a49f5b494f4b0e682155e~mv2.jpg)
Você que acompanha o InteraSolo já sabe que o solo é um sistema multifásico, composto pelas fases sólida, líquida, gasosa e viva. Nesse sentido, estudar e ter acesso aos dados hidrológicos do solo é de extrema importância para a produção de alimentos e energia, preservação ambiental, para estudos de mudanças climáticas, para a previsão de fenômenos relacionados à geomecânica, compactação e recalque de solos, dentre outros.
Pensando nisso, o Departamento de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciou, em 2011, o projeto intitulado "Estudos de Caracterização Hidrológica dos Solos". O projeto que foi coordenado e executado pela pesquisadora Marta Vasconcelos Ottoni, teve como objetivo correlacionar dados de retenção de água no solo, em que sua mensuração direta demanda elevados custos e laboriosos trabalhos, com atributos de solos rotineiramente medidos em laboratório e aos métodos de determinação desses atributos.
Um dos principais resultados deste trabalho, foi o banco de dados hidrofísicos de solos para o Brasil (Hydrophysical database for Brazilian Soils - HYBRAS). Um banco de dados com medições de propriedades hidráulicas em solos brasileiros, que reúne dados de retenção de água e condutividade hidráulica saturada dos solos.
O desenvolvimento do HYBRAS contou com o apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colaboração de pesquisadores de instituições internacionais. O HYBRAS possui dados de 445 perfis de solos, o que corresponde à 1075 amostras de solos, que representam 15 estados brasileiros e 11 grupos de solos de acordo com a World Reference Base for Soil Resources (WRB), o Sistema Internacional de Classificação de Solos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/UNESCO).
Agora, o acesso aos dados hidrológicos de solos brasileiros poderá ser obtido por um meio prático e otimizado, dispensando, em alguns casos, a análise in loco. Sensacional, não é mesmo?
Para fazer o download dessa importante ferramenta basta acessar o link: http://geosgb.cprm.gov.br/geosgb/downloads.html e clicar na aba hidrologia.
Inscreva-se no InteraSolo para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Ciência do Solo!