Instituições se unem para criar programa de conservação de solo e água para o RJ
Seminário em alusão ao Dia Nacional de Conservação do Solo, na Embrapa Solos (RJ).
Foto: Alexandre Esteves
Você que acompanha o InteraSolo já sabe que o solo e a água são recursos naturais vitais para a preservação da vida na Terra, e que para preservá-los é preciso combinar métodos de manejo sustentáveis.
Nesse sentido, especialistas de diversos órgãos federais e estaduais se reuniram no dia 8 de maio de 2018, na Embrapa Solos (RJ), para discutir a implantação de um programa de conservação de solos e água para o estado do Rio de Janeiro.
O programa, com o apoio de instituições públicas e privadas, propõe a adequação ambiental e produtiva de propriedades rurais, por meio da adoção de práticas agropecuárias de maior sustentabilidade. Atualmente, o Rio de Janeiro apresenta muitas áreas degradadas, ocupadas principalmente com pastagens mal conduzidas. Este cenário se deve à exploração agrícola não conservacionista dos solos desde épocas remotas, o que vem sendo motivo de preocupação de ambientalistas há algum tempo.
A degradação do solo representa perda de sua capacidade produtiva, bem como prejuízos aos recursos hídricos. Por isso, sua preservação é fundamental!
Não deixe de nos acompanhar e saiba tudo o que acontece no mundo da Ciência do Solo!