Atividades vulcânicas deixam rastro de destruição nas Américas Central e do Norte
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_86c9f25ed82441c0a25cd572239d1883~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_485,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/6abadf_86c9f25ed82441c0a25cd572239d1883~mv2.jpg)
Nos últimos dias temos nos deparado com os impressionantes fenômenos vulcânicos que têm ocorrido no Havaí e mais recentemente na Guatemala. Tal fato tem chamado a atenção da comunidade internacional deixando a todos aflitos.
O que muitos não sabem é que os processos geológicos que causaram tais atividades vulcânicas são diferentes, como afirma o vulcanólogo Dr. Mauricio Mora, diretor da Escola da América Central de Geologia da Universidade da Costa Rica.
A subducção é o processo pelo qual uma placa tectônica se infiltra embaixo de outra adjacente, e de acordo o Dr. Mora, a placa de Cocos está deslizando embaixo da placa do Caribe, o que causa a formação de toda cadeia vulcânica da região centro-americana e relaciona os vulcões da Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e Guatemala.
No Havaí, o vulcão Kilauea é caracterizado por expelir grande volume de magma, na forma de lava, através de plumas mantélicas, ou “hot spots”. Os vulcões das ilhas do Havaí possuem enorme extensão longitudinal, porém sua dimensão vertical é relativamente pequena.
A placa tectônica de Cocos, na América Central, por sua vez, atinge cerca de 100 km de profundidade, o que possibilita sua fusão em partes muito quentes do manto, gerando vulcões explosivos e de alturas elevadas, como o vulcão de Fogo na Guatemala. O “Fogo” foi responsável pela morte de mais de 100 pessoas e devastou vários povoados com ondas de lama e cinzas incandescentes no início do mês.
Apesar de certos vulcões apresentarem algumas semelhanças, cada um possui sua particularidade ao longo do seu processo de formação e atuam de forma independente.
Os vulcões não carregam consigo apenas o poder de destruição, mas também representam o depósito de novo material de origem para a formação de solos muito férteis. No Brasil, Latossolos e Nitossolos originados do intemperismo de Basalto, uma rocha ígnea vulcânica (rocha originada do resfriamento de lava), possuem fertilidade natural elevada, condicionada por sua alta saturação por bases. Estes solos aparecem principalmente no oeste do estado de São Paulo e no norte do Paraná, e são excelentes para a agricultura.
Viu como as atividades vulcânicas podem variar de acordo o contexto geológico? Acompanhe nossa página e fique por dentro de todas as novidades.