O solo e a ansiedade
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_85547fa82796412ba70c44e66be0753c~mv2.png/v1/fill/w_680,h_453,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/6abadf_85547fa82796412ba70c44e66be0753c~mv2.png)
Você que acompanha o InteraSolo sabe que o solo tem se mostrado um grande aliado da medicina. Nas últimas semanas, pesquisadores da Universidade do Colorado anunciaram uma fantástica descoberta: Uma bactéria presente no solo pode ajudar no combate à ansiedade.
A ansiedade é um transtorno que atinge cerca de 33% da população mundial, e foi considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mal do século. Por isso, pesquisadores liderados pelo Dr. Christopher Lowry, do Departamento de Fisiologia Integrativa da Universidade do Colorado, estão tentando desenvolver uma vacina capaz de inibir uma das principais causas da ansiedade. E tudo isso graças a uma espécie de bactéria encontrada no solo.
A Mycobacterium vaccae foi descoberta às margens do Lago Kyoga, em Uganda nos anos 90 pelos imunologistas John Stanford e Graham Rook, após constatarem que os moradores da área apresentavam melhores respostas a certas vacinas.
Segundo um estudo publicado pelo periódico Brains, Behavior and Immunity, os testes com a bactéria em cobaias foram bem sucedidos. Os ratos submetidos a estes testes, após o término do tratamento, apresentaram níveis mais elevados de uma proteína anti-inflamatória, associada ao controle do humor, do medo e da ansiedade, bem como, baixos índices de uma proteína chamada HMGB1, que é responsável por induzir o estresse. Em resumo, as cobaias aumentaram a produção de uma proteína “calmante” e reduziram a produção de uma proteína “estressante”.
Sensacional, não é mesmo? Porém, ainda não estamos diante de um milagre da medicina. A ansiedade trata-se de um distúrbio bastante complexo, mas toda ajuda será bem recebida.
Inscreva-se no InteraSolo para não ficar de fora de nenhuma novidade!