top of page

O estudo do solo e suas implicações na construção civil


Você que é seguidor fiel da nossa página já sabe que conhecer o solo é importante para diversas áreas do conhecimento, inclusive na Engenharia Civil.


A torre de Pisa, na Itália, é um exemplo de como a falta de conhecimento sobre os atributos do solo pode acarretar danos a uma edificação. Mas você deve estar se perguntando se essa não é aquela torre conhecida mundialmente, e uma atração turística justamente por sua inclinação, não é mesmo? Mas você sabia que essa inclinação não foi proposital? Foi um erro que no final deu certo, mas vamos nos ater aos fatos.


A torre de Pisa começou a ser construída em 1173, nessa época obviamente não existia ferramentas para realizar a sondagem do solo e constatar se ele resistiria ou não a uma construção. No entanto, os engenheiros civis e militares daquela época já conheciam a importância do solo como um meio de suporte para construções. Logo, podemos concluir, que com os recursos da época, era possível avaliar se o solo daquele local suportaria ou não a estrutura da torre.


Mas, infelizmente ou felizmente, a análise do solo que serviu como base da torre provavelmente não foi feita adequadamente, uma vez que ao terminar a construção dos três primeiros andares notou-se uma ligeira inclinação na edificação.


Para tentar compensar essa inclinação o engenheiro encarregado do projeto, Bonanno Pisano, ordenou construir mais cinco andares, ligeiramente mais altos do lado que a estrutura pendia para baixo, na intenção de fazer com que, apesar de torta, a torre parecesse normal.


Deu ruim! O aumento de peso daquele lado fez com que o solo cedesse ainda mais. Sabemos que essa tomada de decisão foi precipitada, pois era necessário realizar uma intervenção no solo, uma vez que foi devido às suas características que houve o desaprumo da estrutura.


Hoje, estudiosos afirmam que essa inclinação ocorreu porque o solo ali existente era constituído predominantemente por partículas de areia e argila, materiais poucos firmes para sustentar o peso da edificação, fazendo com que esta começasse a “afundar” no solo.


Mas fique tranquilo, caso queira visitar a torre de Pisa, ela não corre mais riscos de desmoronar, pois foram feitas intervenções que conseguiram diminuir a inclinação, bem como manter a estrutura estável.


Mal sabia o Engenheiro que esse erro gravíssimo iria trazer inúmeros turistas para a cidade de Pisa, não é mesmo? Ele deu “sorte”, mas não podemos esquecer que de maneira geral, se o solo não resistir às tensões devido a edificação, pode haver recalques que provocam danos estéticos como nesse caso, mas também ruína total das estruturas.


E agora? Ainda acha que o solo não é importante para Engenharia Civil? Acho que não, né! Se inscreva na nossa página e a compartilhe com seus colegas, se não quiser perder nenhuma atualização do mundo da Ciência do Solo. Até a próxima!


Siga
Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Perfil de Solo
Contato
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page