LIBS: tecnologia de última geração pode revolucionar a análise de solos
- interasolo
- 31 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

A espectroscopia de ruptura induzida por laser (laser-induced breakdown spectroscopy – LIBS) consiste numa técnica de análise multielementar baseada em espectroscopia de emissão atômica. Na técnica LIBS, a energia de um laser pulsado é focalizada na superfície da amostra e induz a formação de um plasma, promovendo uma microamostragem e excitação de átomos neutros, íons e/ou moléculas. A radiação emitida na superfície da amostra é focalizada na entrada de um espectrômetro para a sua determinação.
A técnica LIBS é uma importante ferramenta para análises rápidas e diretas em amostras de solo, e que já está sendo utilizada pela agricultura moderna.
Um equipamento nomeado de AGLIBS 1.0 foi desenvolvido numa parceria entre a Embrapa Instrumentação e a iniciativa privada, e já se encontra disponível no mercado. O AGLIBS 1.0 que é dotado de um lazer, conta com a mesma tecnologia que foi utilizada no Rover Curiosity, um robô da NASA enviado a Marte em busca de água: LIBS.
O AGLIBS 1.0 pode processar cerca de 1500 amostras de solo por dia, e fornecer informações sobre a quantidade de carbono orgânico, granulometria (teores de areia, silte e argila) e pH de forma rápida, ecologicamente limpa e também economicamente viável. Incrível, não é mesmo?!
A quantificação de atributos do solo utilizando a tecnologia LIBS por meio do AGLIBS 1.0 representa um grande avanço para a agricultura, uma vez que as recomendações agronômicas podem ser obtidas quase que em tempo real. Os resultados das análises são prontamente digitalizados e transferidos para uma plataforma que opera em nuvem (cloud computing). Dessa forma, o agricultor poderá ajustar as doses de fertilizantes e corretivos a serem aplicados ao solo de maneira mais precisa, o que representa eficiência e economia na produção.
A avaliação de atributos do solo em tempo real, em vez de levar dias, ou semanas, como no método tradicional, é especialmente atrativa para a agricultura de precisão, considerando o grande volume de amostras de solo analisadas nesse tipo de manejo.
Viu como as inovações tecnológicas também são grandes aliadas do manejo do solo? Não deixe de seguir nossa página e fique por dentro de todas as novidades sobre a Ciência do Solo!
Comments