top of page

SpecSolo: A tecnologia brasileira que promete revolucionar a análise de solos


A análise do solo é fundamental para a agricultura moderna. O primeiro passo para avaliar a fertilidade de um solo é a coleta de amostras, seguida de análises químicas e físicas, que tem por finalidade a recomendação de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes. O processo termina com a aplicação desses insumos e monitoramento das lavouras.


Atualmente, a avaliação da disponibilidade de nutrientes e de elementos fitotóxicos em solos, é realizada por meio de processos laboratoriais, muitas vezes complexos e demorados, que necessitam de mão de obra especializada, além de produzirem resíduos. É neste contexto que entra em ação o SpecSolo, um pacote tecnológico desenvolvido pela Embrapa Solos (RJ), em parceria com a iniciativa privada, que promete realizar análises de solo de forma não destrutiva, rápida, econômica, e sem geração de resíduos. As análises de fertilidade do solo são realizadas em menos de 30 segundos e devem atender pequenos, médios e grandes produtores. Inicialmente o sistema conta com dois parâmetros: granulometria e matéria orgânica.


O SpecSolo é baseado no uso da espectroscopia na região do infravermelho próximo (Near Infrared Spectroscopy – NIR), técnicas de Big Data e Inteligência Artificial, e funciona da seguinte maneira: As vibrações moleculares da amostra de solo são detectadas pelos sensores do equipamento automatizado, denominado SpecSolo-Scan, que possui capacidade para analisar 40 amostras de forma simultânea. Os sensores do SpecSolo-Scan se comunicam com um banco de dados de mais de 1 milhão de amostras de solos representativos de todo o país, por meio de um software hospedado em nuvem, que utiliza algoritmos precisos e eficientes para a calibração multivariada dos dados. Os resultados das análises são disponibilizados automaticamente no portal SpecSolo.


A Plataforma SpecSolo conta com um assistente digital para auxiliar na elaboração de recomendações de calagem e adubação para mais de 800 culturas. Além disso, o agricultor poderá utilizar o SampSoil, um aplicativo para celular e tablet que permite o georreferenciamento dos pontos amostrados através do escaneamento do código de barras presente na embalagem de coleta.


Analisar o solo nunca foi tão fácil! Agora o agricultor só precisará levar sua amostra de solo a um laboratório conveniado para receber resultados precisos em tempo real. Sensacional, não é mesmo?


Gostou da novidade? Se inscreva na nossa página para não perder nenhuma.


Siga
Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Perfil de Solo
Contato
bottom of page