top of page

Saiba como um terremoto pode causar a liquefação do solo


Fonte: R7

Recentemente a Indonésia foi atingida por um terremoto que causou um rastro de destruição e morte, seguido de um tsunami que arrasou as cidades de Palu e Dongala, na ilha de Sulawesi.


Em meio a todo esse caos, um terceiro fenômeno natural chamou a atenção: a liquefação do solo. De acordo com o geólogo Tito Aureliano, pesquisador da Unicamp, quando solos arenosos, saturados com água, são atingidos pelas vibrações de ondas sísmicas, eles podem vir a se liquefazer. Isso mesmo, o solo se comporta como pura lama! Dessa forma, a liquefação do solo não é causada pelo tsunami, mas ambos são causados pela mesma razão.


Quer entender como a liquefação do solo acontece? Então vamos lá!


A energia criada pelo terremoto força os grãos de areia a se empurrarem uns contra os outros, exercendo uma forte pressão sobre as moléculas de água que ocupam os poros do solo, fazendo com que o solo se comporte como líquido. O fenômeno, que causa o deslizamento de morros, também já ocorreu na costa da Argentina e no Japão, tendo como característica comum a destruição em massa. Trágico!


Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da Ciência do Solo, se inscreva no InteraSolo e não perca nenhuma novidade.


Siga
Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Perfil de Solo
Contato
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page