Deslizamento de terra provoca mortes em Niterói
![Fonte: UOL Notícias](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_3f513a91bf8d46d9b3787f3a1866ccd1~mv2.png/v1/fill/w_460,h_307,al_c,q_85,enc_auto/6abadf_3f513a91bf8d46d9b3787f3a1866ccd1~mv2.png)
Vocês já perceberam que nessa época do ano, é muito comum a ocorrência de deslizamentos de terra? Esse é um fenômeno natural que faz parte da dinâmica de transformação da crosta terrestre, porém quando ocorre em meio a ocupação urbana, provoca grandes perdas.
Foi exatamente o que aconteceu na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, na madrugada do último sábado (10/11/2018), onde um deslizamento no morro da Boa Esperança causou mortes, destruição e interdição de moradias.
As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro deixou o terreno muito úmido, favorecendo o desprendimento de material do topo do morro. Quando a força de coesão entre as partículas do solo é superada pela força da gravidade, inicia-se o movimento de massa que resulta nas tristes catástrofes, as quais infelizmente estamos acostumados a ver.
Apesar de ser um fenômeno natural, a ação humana pode interferir diretamente no processo de movimento de massa, através, por exemplo, da ocupação não planejada em áreas de encosta.
A remoção da cobertura vegetal do solo deixando-o exposto, aumenta sua suscetibilidade aos deslizamentos, uma vez que nessas situações, o solo recebe diretamente os impactos das gotas de chuva, o que favorece a erosão.
A construção de estradas e rodovias, também pode contribuir com a instabilidade das encostas, devido às vibrações causadas pelo tráfego de veículos.
Agora que você conhece as causas dos deslizamentos de terra, evite construir em zonas de risco. Lembre-se: a prevenção é o melhor “remédio”! Além disso, fique ligado nas técnicas corretas de engenharia para a construção de contenções adequadas, e não se esqueça de cobrar dos órgãos públicos responsáveis, as medidas adequadas de prevenção de riscos, como o mapeamento das áreas de vulnerabilidade, bem como a adoção de políticas de respostas aos desastres naturais em áreas vulneráveis a deslizamento de terra.
Compartilhe e incentive os seus amigos a curtirem a nossa página, assim vocês terão vários assuntos em comum sobre as notícias que envolvem a ciência do solo!