top of page

Alerta vermelho!!! Ao invés de armazenar carbono, alguns solos podem passar a emiti-lo na forma de C


Notícias sobre um estudo publicado na última semana, no boletim da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos, vem circulando pela web e apontam que solos de ecossistemas de turfeiras (Organossolos) poderão gerar cerca de 6% das emissões totais de dióxido de carbono por ano.


O estudo que foi realizado na região amazônica no Peru, indicou que se o clima continuar a aquecer e ter sua umidade aumentada, a bacia de turfa dessa região poderá emitir cerca de 500 milhões de toneladas de CO2 até o final desse século. E olha que essa é uma bacia considerada pequena!


Vocês podem estar se perguntando como esse gás de efeito estufa vai parar no solo, certo? Pois bem, vamos a explicação!


As plantas reduzem o carbono da molécula de CO2 atmosférico por meio da captura de energia luminosa durante o processo de fotossíntese:


CO2 + H2O (+ energia luminosa) → CH2O + O2


Organismos não fotossintetizantes tendem a restabelecer o equilíbrio por meio da decomposição (oxidação) da matéria orgânica morta. Durante a decomposição, parte do carbono estocado pela fotossíntese é respirado, havendo liberação de CO2 e energia:


CH2O + O2 → CO2 + H2O + energia térmica ou química

Parte é convertido em biomassa microbiana e uma parte muito pequena é transformada em compostos húmicos que são relativamente resistentes a decomposições posteriores. Embora a fração de carbono dos resíduos orgânicos que é transformada em húmus seja normalmente menor que 5%, mais de 90% da matéria orgânica do solo constitui-se de húmus, devido sua elevada recalcitrância.


Organossolos, solos de turfeiras, ou simplesmente turfa, são solos ricos em matéria orgânica, representando, portanto, um ótimo aliado quando se trata do sequestro de CO2 da atmosfera, não sendo superado por nenhum outro tipo de solo ou cobertura vegetal, além de serem importantes reservatórios de água. No entanto, esse importante reservatório de carbono pode tornar-se fonte de CO2, com a decomposição da matéria orgânica. É o que vem acontecendo em lugares como Canadá, Sibéria e sudeste asiático, em que solos orgânicos mal manejados em sistemas agrícolas intensivos têm sido cada vez mais degradados.


Mais uma vez a interferência do homem tem causado grande impacto nos solos, e em todo o meio ambiente. Contribua para a preservação das turfeiras e ajude a mudar essa realidade!


Inscreva-se no InteraSolo e saiba tudo que acontece no mundo da Ciência do Solo.

Siga
Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Perfil de Solo
Contato
bottom of page