Tecnologia espacial chega à agricultura
![](https://static.wixstatic.com/media/6abadf_1f3fb43d25cb4495a3d006af3ae2db2e~mv2.png/v1/fill/w_300,h_199,al_c,q_85,enc_auto/6abadf_1f3fb43d25cb4495a3d006af3ae2db2e~mv2.png)
O acordo assinado entre a Embrapa e a Visiona Tecnologia Espacial na última sexta-feira (07/12/2018), promete causar um grande avanço nas técnicas de produção agropecuária!
A parceria visa desenvolver sistemas informatizados aliados à tecnologia espacial, a fim de disponibilizar serviços inteligentes para agricultura.
A Visiona é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de sistemas espaciais e atualmente está trabalhando no primeiro satélite produzido pela indústria nacional, o VCUB. Este satélite será equipado com câmera de alta resolução e qualidade radiométrica, além de conseguir coletar dados de sensores do campo contribuindo com os mercados agrícolas e de proteção ambiental.
A Embrapa ficará responsável pela introdução dos conhecimentos e tecnologias em agricultura, geotecnologia e automação nestes sistemas, desenvolvendo códigos e algoritmos especializados no processamento e tratamento de imagens espaciais.
A cooperação entre as organizações possibilitará ainda o estudo da viabilidade de atuação conjunta aplicando outras tecnologias espaciais, com o desenvolvimento de soluções eficazes e avançadas. O uso destes satélite, sensores e aplicativos, têm permitido um melhor desempenho e também contribui para o aumento da sustentabilidade socioeconômica e ambiental do setor agrícola.
Já imaginou como essa tecnologia pode revolucionar o mapeamento e monitoramento das áreas de produção agrícola e pecuária? As áreas de conservação e de ecossistemas ambientais não ficam de fora, também sendo contempladas com esta inovação.
Gostou da novidade? Se inscreva no InteraSolo para não perder nenhuma!