Pesquisadores apresentam projeto para fertilizar solos marcianos
- interasolo
- 21 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

Atualmente, são feitos muitos estudos sobre o Planeta Marte, que apresenta em sua superfície um deserto arenoso e uma atmosfera quase inexistente. Estas, são condições inviáveis para o desenvolvimento de vida, como a conhecemos.
No entanto, pesquisadores do Instituto de Hidrobiologia da Academia de Ciências da China estão trabalhando em um projeto que pode mudar essa realidade! Será possível?
O cientista russo Vitaly Khoroshavin afirma que é possível que qualquer solo se torne fértil, inclusive o de Marte, que apresenta uma composição química semelhante a do Planeta Terra.
Porém, as condições necessárias para o desenvolvimento de vida e, portanto, o desenvolvimento de uma camada fértil de solo envolvem a presença de água no estado líquido, oxigênio, temperaturas adequadas, substâncias nutritivas e uma atmosfera oxidada. Entretanto, Marte está longe de oferecer tais requisitos! Apesar dos esforços, o professor chinês Na Zhongyuan, acredita que este projeto dificilmente conseguirá ser implementado.
Khoroshavin, por sua vez, acredita que eles conseguirão fertilizar os solos marcianos com o auxílio de microalgas, desde que criem áreas com condições adequadas e protegidas das instabilidades adversas atuantes. Para isso, será necessário o uso de uma cúpula artificial ou alguma infraestrutura subterrânea que garanta as condições necessárias, o que também não é nada simples!
Gostaram da novidade?
Se inscreva no InteraSolo para não perder nenhuma!