top of page

Entenda o processo de bioturbação do solo


Você sabia que além de partículas sólidas minerais e orgânicas, água e ar, o solo também possui uma gama de organismos vivos? Pois bem, hoje explicaremos como os organismos contribuem com a formação, bem como alteram as propriedades do solo.


Uma série de processos físicos e bioquímicos estão associados com a gênese e fertilidade do solo, dentre eles, o processo de bioturbação (ou pedoturbação).


A bioturbação do solo é causada pela criação de canais e movimentação de partículas minerais principalmente por roedores, besouros, minhocas, formigas e cupins. O próprio nome do processo já nos indica muita coisa: bio quer dizer vida e turbar significa revolver, perturbar, agitar. Este processo de formação do solo, da categoria de translocação, altera a estrutura original de sedimentos e saprólitos.


Outro efeito da bioturbação é a homogeneização biológica do perfil do solo, que contraria a heterogeneização vertical associada com a diferenciação dos horizontes por outros processos de formação do solo. A homogeneização se deve à movimentação de partículas de solo para baixo ou para cima. Por exemplo, minhocas ingerem solo numa profundidade, mas devem excretá-lo em outra. Se minhocas forem altamente ativas por um período suficientemente longo, horizontes superficiais muito profundos e com elevados teores de carbono orgânico podem se desenvolver, como o horizonte A chernozêmico.


Em regiões tropicais úmidas, como no Brasil, cupins são extremamente importantes para a gênese dos Latossolos. Os cupins movimentam partículas de solo de horizontes subsuperficiais para camadas superficiais, criam microagregados de solo muito estáveis, galerias e canais, aumentando a porosidade do solo. Além disso, os cupins também estimulam a decomposição da matéria orgânica por meio do crescimento de fungos sobre material vegetal em câmaras especiais. Formigas cortadeiras fazem o mesmo em áreas próximas aos ninhos subterrâneos. Como as formigas e cupins somente usam partículas de tamanhos específicos (Ex: silte e areia fina), eles também influenciam o gradiente textural em solos.


O solo é um ecossistema complexo que depende, além de outros fatores, da ação dos organismos para o seu bom desenvolvimento. Nesse sentido, práticas que prejudiquem a fauna do solo não são desejáveis, como por exemplo, o revolvimento do solo e o uso indiscriminado de pesticidas.


A bioturbação é realmente um processo muito interessante, não é mesmo?!


Se inscreva no InteraSolo e fique informado sobre o que acontece no mundo da Ciência do Solo.


Siga
Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Perfil de Solo
Contato
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page